Carros com Wi Fi





Primeiro foram os ônibus. Alguns desses veículos, apelidados de Wi-Fi Bus, passaram a oferecer conexão Wi-Fi de alta velocidade aos passageiros como um “diferencial” para atrair novos clientes, como o GOLDEN 45.809 da viação Itapemirim. Agora chegou a vez dos carros de passeio. A Chrysler, em parceria com a californiana Autonet Mobile, está equipando alguns de seus modelos com um roteador wireless cujo objetivo é levar a internet para os ocupantes do automóvel. Desta forma, durante uma viagem qualquer, as crianças poderão se distrair com jogos on-line, o co-piloto poderá visualizar as informações do trajeto, dentre outras infinitas aplicações.

O funcionamento é o mesmo do Wi-Fi Bus. Ou seja, dentro do automóvel (geralmente no porta-malas) há um wireless router que “converte” o sinal 3G das operadoras de telefonia em Wi-Fi. Desta forma, qualquer aparelho com um adaptador pertencente à família IEEE 802.11 poderá se conectar ao “mundo externo”. O wireless router da Autonet Mobile, inclusive, parece um equipamento militar. Trata-se de uma caixinha preta extremamente resistente e blindada, pois precisa sobreviver aos solavancos das estradas e estar imune às interferências, como aquelas geradas pela parte elétrica do carro.

O sistema da Autonet Mobile já entrou em operação em alguns pontos dos Estados Unidos e, segundo diversos relatos, todo o conjunto funciona bem. Mas deixa a desejar quando a banda é segmentada ou quando o usuário quer assistir a um vídeo do YouTube, por exemplo. Lá os preços variam de acordo com o consumo de dados dos clientes, assim como em alguns planos de Mobile Net existentes no Brasil. “Chique”, não? Internet, agora no seu carro!

É isso!





2 Responses to Carros com Wi Fi

  1. Sergio Malandro disse:

    Atualizando:

    A tecnologia Wi-Fi não pára de crescer. De acordo com dados da In-Stat e Wi-Fi Alliance, as vendas de chipsets Wi-Fi cresceram 26% em 2008. Norm Bogen, analista da In-Stat, disse que os fabricantes estão adotando o Wi-Fi de maneira conjunta com outras tecnologias de conexão sem fio em um mesmo chipset, como o 3G. Não adianta: o mundo em está convergindo para a mobilidade! Alguém aí discorda?

  2. Marcos Paulo disse:

    Ataques terroristas, tagarelices por VoIP e YouTube em alto volume estão entre as reclamações de comissários e passageiros que querem banir o Wi-Fi dos vôos.

    O assunto teve destaque numa matéria do The New York Times, que mostra que nem todo mundo está feliz com o aumento da oferta de conexão nos vôos americanos. A entidade que mais vem protestando é a Association of Flight Attendants, que representa 55 mil funcionários de 20 mil companhias aéreas.

    Putz…aqui no Brasil o Wi-Fi acabou de chegar nos ônibus e nos EUA já estão querendo banir?

    Sacanagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>