Canais utilizados WLAN redes wireless 24 GHz





Num ambiente WLAN multicelular (com vários pontos de acesso), torna-se indispensável um planejamento de freqüências. Isto significa que as freqüências utilizadas por cada equipamento devem ser distribuídas da melhor maneira possível. Tal cuidado é extremamente importante e serve principalmente para evitar as sobreposições. Afinal as sobreposições degradam a performance da rede (lentidão) ou – em casos mais sérios – são culpadas pelo não funcionamento do sistema.

É fundamental, para realizarmos um correto planejamento, conhecermos o ambiente em questão e os possíveis canais dum determinado padrão. Para a faixa de 2,4 GHz (IEEE 802.11b ou IEEE 802.11g), há as seguintes opções:

OBS: em nosso país a ANATEL permite o uso deste sistema entre 2400 a 2483,5 MHz. Ou seja, até o canal 13. Porém a maioria dos equipamentos que chegam ao Brasil são produzidos nos Estados Unidos, nação cujo FCC (Federal Communications Commission) restringe a utilização aos 11 primeiros canais.

Como exposto em artigos anteriores, a largura de banda de cada canal em 2,4 GHz é de 22 MHz e o espaçamento entre as freqüências centrais das portadoras é de 5 MHz (ver tabela acima). Isto significa que a sobreposição não existirá num ambiente WLAN multicelular quando os canais 1, 6 e 11 forem combinados. Ver modelo ideal abaixo:

Porém na prática dificilmente conseguimos utilizar essa disposição de equipamentos e freqüências, pois além dum local uniforme, precisaríamos de células iguais para cada ponto de acesso. O fato é que tudo depende do ambiente e dos aparelhos envolvidos. Por isso, quando desconhecemos esses fatores apenas uma única afirmação pode ser feita ao fazermos um planejamento de freqüências: os canais a serem utilizados num projeto devem possuir os maiores intervalos entre si. Por exemplo: 1, 4, 7, 10 e 13. Ou seja, APs vizinhos jamais devem operar em canais próximos ou iguais.

É isso!





4 Responses to Canais utilizados WLAN redes wireless 24 GHz

  1. wagner disse:

    gostaria de saber em uma rede com varios aps,devo usar o mesmo canal ou devo usar mesclado

  2. Jean disse:

    Belo post, esclarece bem as duvidas a respeito dos canais e frenquencia.

    Wagner, como dito ae em cima você deve utilizar canais diferentes ja que na rede sao varios aps, uma boa opcao e fazer um grande intervalo entre os canais. se você for utilizar o mesmo canal uma rede ira entrar dentro da outra e causará interferencia a melhor opcao e como esta no post ae mesmo, falo por esperiencia propria pois mesmo que os aps nao estajao muito proximos eles irao enxergar a rede do outro no que podera causa problemas entre eles.

  3. joel disse:

    viva!! sou um membro de uma pequena comunidade que partilha internet atraves de varios pontos de acesso (somos 6 no total), inicialmente usavamos todos conceptronic, mas após algumas trovoadas queimaram-se alguns equipamentos inclusive o amplificador. neste momento está a trabalhar sem amplificador, com um d-link, um conceptronic, e 4 tp-link , mas por vezes a rede torna-se lenta! Os ap’s estão configurados em modo universal repeater, e julgo que são eles que fazem a gestão de canais, mas como procuro melhor performance da rede gostaria de saber se não seria melhor coloca-los em modo repeater e atribuir um canal diferente a cada um deles , ou então colocá-los em modo bridge , mas para isso julgo que seria necessário investir em mais equipamentos!

  4. Wesley disse:

    Parabens, bem explicado o assunto….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>